LULA CONVOCA POVÃO PARA CHEGADA DA ÁGUA NO SERTÃO

LULA CONVOCA POVÃO PARA CHEGADA DA ÁGUA NO SERTÃO

Depois de visitar o canal da transposição e a estação de bombeamento, Lula, Dilma e as demais lideranças políticas participarão de um ato político e festivo na Avenida Central, em Monteiro
Publicado no dia 17 de Março de 2017
Image

Foto:
Ricardo Stuckert

Neste domingo (19/3), o povo do Sertão tem encontro marcado com Lula e Dilma para celebrar a conquista de um sonho histórico. A Transposição do Rio Francisco — projeto de levar água ao Semiárido acalentado desde o Império — virou realidade, graças aos governos do PT. Apesar da tentativa do atual presidente de se apropriar da obra de seus antecessores, a população beneficiada vai fazer, com quem de direito, a verdadeira inauguração do sistema, no município de Monteiro (PB).

A festa da água está sendo organizada pelos movimentos sociais da Paraíba e será uma confraternização da população local com Lula e Dilma, os presidentes que garantiram as obras da Transposição do Rio São Francisco. Os dois ex-governantes têm chegada a Monteiro prevista para o início da tarde.

“Os senadores do PT comparecerão em peso. Vamos participar da inauguração popular das obras executadas por nossos governos”, anunciou a Líder da Bancada, Gleisi Hoffmann (PR), que estará em Monteiro com os nordestinos Fátima Bezerra (RN), Humberto Costa (PE), José Pimentel (CE) e Regina Sousa (PI) e também Lindbergh Farias (RJ) e Paulo Rocha (PA). “Vamos lá, sertanejos, dar um abraço em Lula e Dilma neste dia de festa para o Nordeste!”, convoca Humberto, líder da Oposição no Senado Federal.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também já confirmou presença, assim como o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Monteiro, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

“A Bancada do PT no Senado também participa da inauguração popular das obras executadas nos governos Lula e Dilma.” – Gleisi Hoffmann

Em Monteiro fica a última estação de bombeamento do Eixo Leste da Transposição, ponto em que as águas do Rio São Francisco —captadas na altura do município de Floresta (PE), a 217 km de distância—são bombeadas para o leito do Rio Paraíba.

Depois de visitar o canal da transposição e a estação de bombeamento, Lula, Dilma e as demais lideranças políticas participarão de um ato político e festivo na Avenida Central, em Monteiro.

“Vamos lá, sertanejos, dar um abraço em Lula e Dilma neste dia de festa para o Nordeste!” – Humberto Costa

A Transposição do Rio São Francisco é um sonho antigo do povo do Sertão Nordestino. A ideia de levar a água do Velho Chico a áreas distantes de seu leito nasceu no Império, em 1847 quando ainda não havia recursos de engenharia para sua efetivação. Mesmo com os avanços tecnológicos, o País teve que esperar 170 anos para ver essa aspiração virar realidade, a partir da vontade política dos governos Lula e Dilma.

Foram os dois governantes petistas que empenharam 92,40% dos recursos e pagaram 87,50% da execução do projeto de integração do São Francisco, antes do Golpe de 2016. Apesar disso, o atual ocupante do Palácio do Planalto não se constrangeu em “inaugurar” a obra e levar seus aliados para faturarem politicamente os resultados do esforço alheio. Foi vaiado e teve que ouvir o coro de milhares de vozes cantando “Fora Temer” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula”.

A festa deste domingo, em Monteiro, vai recolocar os pingos nos ii.

 

Vídeo promocional foi divulgado em sua página no Facebook

O ex-presidente Lula tem convocado o povo para estar em Monteiro, na Paraíba, no próximo domingo 19, onde ele irá inaugurar a chegada das águas da Transposição do rio São Francisco, obra iniciada em seu governo e realizada em maior parte durante o governo Dilma Rousseff, que também estará no ato.

“Domingo a gente se vê em Monteiro”, postou Lula no Facebook nesta sexta-feira 17, com um vídeo de Ricardo Stuckert em que sertanejos cantam a chegada da água no sertão por meio da obra. “Desde pequeno eu ouço falar nessa obra e o pessoal dizia que ela nunca ia passar aqui na Paraíba”, diz um morador da região, no vídeo.

Lula também lembrou nesta tarde uma declaração sua feita em Indaiatuba (SP) em 2003: “Serei eu, exatamente que nunca assumi o compromisso de fazer essa obra, que vou fazer a transposição das águas para o Nordeste brasileiro”.

Nos últimos dias, o PSDB de Fernando Henrique Cardoso, que prometeu em suas campanhas que realizaria a obra, mas na verdade a engavetou, e Michel Temer têm tentado se apropriar da paternidade da transposição, agora que os moradores do sertão começam a comemorar seu sucesso.

Veja o vídeo:

Comentários

%d blogueiros gostam disto: