Meirelles já vendeu o Brazil!

Meirelles já vendeu o Brazil!

Meirelles anuncia mais abertura e interesse do país em aderir à OCDE

Brasil com S! Lula-2018!
O ministro da Fazenda Henrique Meirelles enfatizou no G-20 que o Brasil está se movendo para uma maior abertura comercial e revelou que o país examinará a adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE), numa reviravolta na postura brasileira até recentemente.

Em contraste com os EUA no grupo das maiores nações desenvolvidas e emergentes, Meirelles disse que o Brasil é favorável à abertura comercial, com base na experiência de que o protecionismo foi negativo para o país.

Argumentou que setores que tiveram abertura maior no passado progrediram, porque puderam se modernizar e se tornar competidores internacionais de ponta.

O ministro destacou uma recente “medida unilateral importantíssima” de abertura do mercado brasileiro: a diminuição da exigência do percentual de conteúdo local, de 90% para 20% na média. “Vamos continuar discutindo – no contexto dos trabalhos intensos de reformas – a adoção de outras medidas, que [ainda] não foram decididas, para um maior fluxo de comércio exterior”. Repetiu que mais importação gera mais exportação.

Indagado pelo Valor sobre eventuais cortes de tarifas de importação, Meirelles retrucou: “Estamos discutindo avançar inclusive nisso”. Informou também que a Fazenda fará, no decorrer do ano, análise de todos os programas de isenções e subsídios na medida em que forem vencendo. Mas deixou claro que as decisões vão ser tomadas com calma, sem mudanças abruptas na economia. (…)

Conversa Afiada

Comentários

%d blogueiros gostam disto: