Lula recebe Levante Popular da Juventude

Lula recebe Levante Popular da Juventude

O ex-presidente Lula recebeu nesta quarta-feira (11) membros da coordenação do Levante Popular da Juventude. Durante o encontro, Lula ressaltou a importância do movimento neste período de perda de direitos e condenou os cortes promovidos pelo governo atual, que afetam diretamente os jovens e a construção de um futuro para o país.

Vice presidenta da UNE e membro da coordenação nacional do Levante, Jessy Dayane, falou sobre a importância de inserir efetivamente a juventude no debate político, uma vez que os jovens começam a criar consciência da retirada de direitos, mas ainda enfrentam um sentimento de “falta de representação”. “Hoje o movimento estudantil, que historicamente era elitizado, foi universalizado após o acesso promovido pelos governos Lula e Dilma. Ainda assim, apesar da percepção do golpe e dos estudantes serem em maioria progressistas, ainda prevalece uma crise de representação”, ponderou.

Além do gargalo nas universidades, o ex-presidente Lula destacou a necessidade de se ocupar o debate nas periferias dos grandes centros. “Não dá pra dialogar com a juventude sem debater violência e política de drogas. É um debate que precisamos pautar”, ressaltou. Sobre este tema, Janderson Cunha, do Levante no Rio de Janeiro, destacou que 64% da população encarcerada hoje tem menos de 29 anos. De acordo com Janderson, o Levante já promove 20 cursinhos pré vestibulares em comunidades periféricas pelo país.

Solidariedade

O Levante também declarou apoio e solidariedade ao ex-presidente pela perseguição política e jurídica à qual vem sendo submetido e rechaçou as tentativas de inviabilizar uma eventual candidatura de Lula às eleições de 2018.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: