youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fechou o ano de 2017 com 1.151.081 veículos licenciados, o que representa 67% da frota de 1.716.406 carros, motos, caminhões e ônibus registrados.

De acordo com estimativas do órgão, cerca de 30% dos 565.325 veículos com documentação irregular apresentam restrições judicial ou administrativa. Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sem o licenciamento de 2017 comete infração gravíssima e recebe multa de R$ 293,47.

Além disso, o condutor perde sete pontos na CNH e tem o carro recolhido ao depósito. O  dono ainda terá de arcar com as despesas de guincho, diária, vistoria e serviço de liberação.

Mesmo que esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também conta como infração, com penalidade de R$ 88,38, três pontos na CNH e veículo retido. De janeiro a novembro de 2017, 31.353 condutores foram autuados por falta de licenciamento e 10.656 retirados das ruas pelo mesmo motivo.

Regularização
O diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran, Uelson Praseres, lembra que o usuário não precisa ir ao órgão para regularizar a situação do seu veículo. Basta entrar no site do www.detran.df.gov.br e imprimir os boletos de débitos. Após a quitação baixada no sistema, o documento do veículo será enviado ao endereço registrado no Detran.

Neste ano de 2017, o Detran também lançou o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. O documento é emitido por meio do site do Detran e tem validade de 30 dias, prazo máximo para que o usuário receba o licenciamento em sua casa. A autorização vale para circular somente no Distrito Federal.

Com informações do Departamento de Trânsito do DF