youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lamentável ter que escrever isto mas vemos um complô da parcela da “direita podre” para tentar neutralizar as boas gestões das esquerdas entre 2003 a Abril/2016. Por este “pequenino” detalhe cada vez mais o povo deseja as esquerdas governando. Oxalá Deus continue dando o entendimento ao povo com Luiz Inácio Lula da Silva Lula) que vem desde 1979 conduzindo e servindo de referencias nas gestões públicas com muita limpeza e honestidade.

O próprio deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) responde à pergunta acima: “E embalado pelas pesquisas eleitorais e amparado pelo parecer do advogado paranaense Luiz Fernando Pereira, especialista em direito eleitoral, Lula vai ser novamente candidato a presidente. Segundo o parecer, Lula poderá disputar as eleições presidenciais em 2018 ainda que condenado em segunda instância e ainda que o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal não concedam liminar para suspender a inelegibilidade que viria com essa sentença.”

Qual será o destino de Lula?

“Melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la”. Sócrates

O futuro do Brasil passa, necessariamente, pelo dia 24 de janeiro, data em que o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região vai julgar a apelação criminal do ex-presidente Lula.

Se o TRF-4 confirmar por unanimidade (3×0) a pena de 9 anos e seis meses de prisão, dada pelo juiz Sergio Moro, Lula está enrascado. Provavelmente não será preso, já que só pode ir para a cadeia depois de esgotados todos os recursos no segundo grau, mas uma condenação em segunda instância certamente complica suas pretensões de disputar a eleição presidencial.

Advogados e juristas divergem sobre se Lula pode ou não ser preso. Recente matéria do jornal O Estado de São Paulo traz várias opiniões sobre a questão.

O advogado constitucionalista e criminalista Adib Abdouni explica que, se mantida a condenação de Lula pelo TRF4, na linha da atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, “poderá ser expedida ordem de prisão acerca da execução provisória de sua pena, o que não é obrigatório ou automático, uma vez que deverá se aguardar o esgotamento dos recursos oponíveis ainda em segunda instância contra o julgamento, a exemplo de embargos infringentes na hipótese de decisão não unânime ou, ainda, de embargos de declaração — que visam o esclarecimento de determinados pontos do acórdão”.

O professor da Faculdade de Direito do IDP-São Paulo, João Paulo Martinelli, diz que “em tese, Lula poderá ser preso se o TRF4 entender que a pena pode ser executada provisoriamente e se a decisão for de 3 a 0 pela condenação. Nessa hipótese, a prisão é automática, posição da qual divirjo, pois entendo que a decisão da prisão ou não após a confirmação da sentença caberá ao Juiz Sergio Moro. Se o TRF4 entender que não cabe execução provisória da pena, só caberá prisão preventiva durante o julgamento dos recursos no STJ e STF, o que dificilmente poderá acontecer”, diz.

Ele acrescenta que a prisão preventiva dificilmente será aplicada porque Lula respondeu ao processo todo em liberdade e, em regra, quem responde em liberdade também recorre livre, a não ser que o tribunal entenda que há riscos se o condenado continuar solto.

Se a Constituição Federal e a Convenção Americana de Direitos Humanos forem cumpridas, mesmo condenado, Lula deverá responder ao processo em liberdade no STJ e STF.

Acredito que Lula não será preso, mas se houver decisão pelo cumprimento de prisão provisória, hipótese que considero pouco provável, só lhe restarão duas opções: ou ele se entrega à Justiça ou pede asilo político.

Nada disso, no entanto, acontecerá, como seria do agrado da direita mais empedernida. Acredito que se for mantida a condenação, Lula lutará com unhas e dentes e vai recorrer a todas as instâncias.

E embalado pelas pesquisas eleitorais e amparado pelo parecer do advogado paranaense Luiz Fernando Pereira, especialista em direito eleitoral, Lula vai ser novamente candidato a presidente. Segundo o parecer, Lula poderá disputar as eleições presidenciais em 2018 ainda que condenado em segunda instância e ainda que o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal não concedam liminar para suspender a inelegibilidade que viria com essa sentença.

O país continuará, pois, dividido entre petistas e antipetistas, e me preocupa essa crescente polarização entre esquerda e direita- e, especialmente, o surgimento de uma direita mais extremista, personificada por Bolsonaro.

Como “de perto ninguém é normal” já começam a ser reveladas algumas páaticas nada republicanas do pré-candidato como o milagre da multiplicação de imóveis e a contratação da mulher de seu caseiro no gabinete do parlamentar. Já entrou para o anedotário da política brasileira a frase proferida pelo deputado quando confrontado pela reportagem da Folha de São Paulo sobre o uso da verba do auxilio moradia: “usei para comer gente”. Provavelmente, essa e outras frases ditas sem a necessária reflexão irão lhe custar caro.

Aguardemos o dia 24 e seus desdobramentos. Certamente, 2018 nos trará novas e grandes emoções.

Boa Semana! Paz e Bem!

*Luiz Cláudio Romanelli, advogado e especialista em gestão urbana, ex-secretário da Habitação, ex-presidente da Cohapar, e ex-secretário do Trabalho, é deputado pelo PSB e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Escreve às segundas-feiras sobre Poder e Governo.