youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Seja pela festa ou seja simplesmente pelo descanso, o carnaval é um dos feriados mais esperados do ano. Para alguns brasilienses, a folia começou faz tempo, com os bloquinhos. Mas muita gente ainda tem dúvida quanto ao funcionamento de alguns pontos durante o feriado. Neste ano, a capital terá algumas alterações, principalmente no comércio. As lojas fecham segunda e terça-feira e reabrem na Quarta-feira de Cinzas. As lojas de shoppings funcionarão — pela primeira vez em 58 anos — no domingo de carnaval.
O governo estima que os blocos cadastrados atraiam mais de 2 milhões de pessoas às ruas nos quatro dias de folia. A Secretaria de Mobilidade e o Transporte Urbano do DF (DFTrans) informam que haverá reforço das linhas de sábado a quarta-feira. A operação do carnaval será concentrada na Rodoviária do Plano Piloto e 150 ônibus a mais entrarão em operação para reforçar o sistema. Os usuários devem ficar atentos aos horários e itinerários das linhas. O Metrô também vai funcionar todos os dias.

Policiamento

Por parte da Polícia Militar, haverá um reforço de 5,5 mil policiais nas ruas, entre a manhã de sábado e a madrugada de quarta-feira. O efetivo é 42% maior do que o destacado para o carnaval do ano passado.
Seguindo uma escala, serão cerca de mil policiais nas ruas, em média, a cada dia. Desses, 20% são militares que, em escala normal, trabalham em funções administrativas. Durante os festejos momescos, eles serão remanejados para o quadro operacional.

Os bombeiros atenderão normalmente, com equipe aumentada para cobrir os eventos do carnaval. A Polícia Civil atuará nos dias de carnaval com quatro delegacias no Plano Piloto e 13 nas demais regiões administrativas, em plantões de 24 horas.

5,5 mil
número de policiais militares que vão reforçar o patrulhamento

42%
percentual de PMs a mais que vão estar nas ruas, comparado com o ano passado

Veja o que abre e o que fecha

Transporte público
Metrô
Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque. No sábado, na segunda-feira e na terça-feira, das 7h à 0h. No domingo, das 11h30 à 0h. Na quarta-feira, das 6h às 23h.
Ônibus
Haverá reforço das linhas de sábado a quarta-feira. Os usuários devem ficar atento aos horários e itinerários das linhas. Confira:
Saúde
Durante o Carnaval, só as emergências e UPAs vão funcionar. Ambulatórios e unidades básicas de saúde fecham durante o fim de semana e nos dias 12 e 13, retornando às atividades a partir das 14h de quarta-feira.

Segurança pública

Corpo de Bombeiros
Os bombeiros atenderão normalmente, com equipe aumentada para cobrir os eventos do carnaval.
Polícia Civil
No Plano Piloto, funcionarão 24 horas a 1ª DP (Asa Sul), a 5ª DP (Setor Central), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Nas demais cidades, continuará o protocolo atual, com 13 delegacias funcionando 24 horas. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também estarão 24h à disposição da população.

Serviços

Bancos
As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira e na terça-feira. Na Quarta-feira de Cinzas, os bancos abrirão ao meio-dia. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira.
Caesb
A central de atendimento, no número 115, vai funcionar normalmente durante o feriado
CEB
A central de atendimento, no número 116, também vai funcionar sem interrupção durante o carnaval. As agências de atendimento presencial estarão fechadas na segunda e terça-feira, e voltam a abrir às 14h da quarta-feira.
Comércio
Pela primeira vez em 58 anos, as lojas de rua e dos shoppings estarão autorizados a funcionar no domingo de carnaval. No sábado, o comércio funcionará normalmente, fechará na segunda e terça-feira, e reabrirá na quarta-feira.
Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília abrirá normalmente no sábado, das 7h às 18h. Na segunda, porém, funcionará só até as 13h. Na terça, ficará fechada e na quarta-feira abre das 14h às 18h.
Na Hora
Os postos de atendimento fecham no sábado, na segunda e na terça-feira. Na Quarta-Feira de Cinzas, as unidades abrem depois das 14 horas.

Turismo e lazer

Água Mineral
Funciona todos os dias, das 8h às 17h (vale lembrar que o portão fecha às 16h, caso não exceda o limite de visitantes).
Catetinho
Fecha na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira. Entrada gratuita.
Jardim Botânico
Fechado na segunda — como ocorre em todas as segundas-feiras, para manutenção. Abrirá no sábado, das 9h às 17h, e, no domingo, a partir das 14h. O ingresso custa R$ 5. Crianças com até 11 anos de idade e pessoas com deficiência ou acima de 60 anos não pagam para entrar.
Jardim Zoológico
Funciona todos os dias, das 8h30 às 17h. R$ 10 a entrada. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores, beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. O ingresso é gratuito para crianças de até cinco anos e pessoas com deficiência.
Memorial dos Povos Indígenas
Fecha na segunda-feira e na terça-feira. Funciona na quarta-feira, a partir de meio-dia. Entrada gratuita.
Museu Nacional
No sábado e no domingo, o Museu fica aberto das 9h às 16h. Na segunda, não abre. Já na terça, volta a funcionar das 9h às 16h. Na Quarta-Feira de Cinzas, fecha. Entrada gratuita.
Museu Vivo da Memória Candanga
Abre no sábado, das 9h às 17h. Fecha no domingo e na segunda-feira. Na terça-feira, fica aberto das 9h às 17h. Na quarta-feira, funciona somente após as 14h. Entrada gratuita.
Planetário de Brasília
Fechado de sábado a terça-feira. Na Quarta-Feira de Cinzas, reabre a partir das 14h. Entrada gratuita.
Torre de TV
Funciona normalmente das 9h às 19h, inclusive na segunda-feira, dia em que costuma ser fechada para manutenção. Na quarta, a visitação começa às 14h.