youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

BRASÍLIA  –  Partidos de oposição ao presidente Michel Temer formaram, nesta quarta-feira (7), na sede do PDT, em Brasília, uma “frente ampla de esquerda” para discutir uma agenda conjunta até a eleição presidencial, em outubro. A ideia é manter um diálogo entre os pré-candidatos do PT, PDT, PCdoB e Psol para formar uma aliança eleitoral, no primeiro ou no segundo turnos.

“Vamos montar uma estratégia para ganhar as eleições. Se é para o primeiro ou segundo turno quem vai dizer é o curso político”, afirmou a presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE). “Cada candidatura reafirmará suas posições e tentaremos unificar o máximo de conteúdo programático”, completou. Os partidos lançarão um manifesto no próximo dia 20.

O mote da proposta será o combate à reforma da Previdência do governo Temer e a defesa da reindustrialização do país e do consumo, para a retomada do crescimento, segundo dirigentes partidários.

O texto ainda está em discussão e foi apresentado a dirigentes do Psol para que avaliem o conteúdo, que só deve ser fechado no próprio dia 20, quando está previsto o início do debate sobre a reforma da Previdência pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo o líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), o objetivo é que as forças de esquerda e “progressistas” possam estar representadas no segundo turno por um candidato. Entre os participantes da reunião estava também o senador Roberto Requião (MDB-PR), de oposição a Temer.

Para o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), o que une esses partidos é o reforço ao combate ao “golpe institucional” que ocorreu com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o crescimento de uma onda conservadora. Para Valente, essa frente precisa ter como plataforma “a proposta de referendo revogatório de todas essas medidas” do governo Temer, como a emenda do Teto de Gastos e a reforma trabalhista. A adesão a esse referendo ainda não está definida, disse, “mas terá bastante unidade nesse grupo”.

Por Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro | Valor