youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Os moradores do Trecho 1 do Sol Nascente vão ganhar uma nova linha de ônibus. O trajeto vai do Novo Horizonte e Casa Branca e seguirá até Taguatinga Centro.

A promessa foi feita na manhã desta sexta-feira, em reunião agendada pelo deputado Chico Vigilante (PT) entre os diretores do DFTrans, Léo Cruz (diretor-geral) e Márcio de Jesus (diretor-técnico); e as lideranças da comunidade Emília Maria do Carmo; Eduardo Augusto e o pastor Gaspar Morais Bispo.

“É necessário ampliar a oferta de linhas de ônibus que façam a ligação do Sol Nascente até Taguatinga e, em conseguinte, para as outras cidades do DF, principalmente, para o Plano Piloto”, avalia Chico Vigilante.

De acordo com a demanda, a linha sairá do Trecho 1 e seguirá rumo a Taguatinga Centro, passando pela Avenida Comercial Norte, na ida, e pela Avenida Samdu Norte, na volta. Ainda não foi informada a quantidade de viagens semanais.

Os moradores reclamam que são atendidos por poucas linhas. Uma linha sai do Setor P Sul, em Ceilândia, e termina o percurso no Taguacenter, perto do setor QNG, em Taguatinga Norte. O problema, é que para seguirem viagem até esses ônibus, os moradores têm que caminhar por até 1 km ao ponto mais próximo.

A outra linha que atende aos moradores, é uma circular que parte do setor M Norte, no fim de Taguatinga, passa pelo Sol Nascente e retorna ao local de origem.

O diretor-técnico do DFTrans informou que a criação da linha pode ser realizada em breve espaço de tempo e vai possibilitar a integração dos moradores do Sol Nascente com o Bilhete Único. “Com essa linha, os moradores poderão realizar a integração com outros ônibus, no Centro de Taguatinga, ou com o Metrô. O Sistema Integrado funciona”, afirmou.

Com essa benfeitoria, os moradores do Sol Nascente poderão se deslocar até o centro de Brasília, Asas Sul e Norte e outros locais no Plano Piloto pagando R$ 5 com integração entre as linhas de ônibus e Metrô.

Chico Vigilante avalia que a implantação do Bilhete Único pelo GDF foi facilitada pelo sistema de bacias rodoviárias implementado pelo DFTrans com a licitação dos ônibus realizada pelo Governo Agnelo Queiroz.

“A licitação dos ônibus otimizou a capilarização das linhas de ônibus no DF”, afirmou.

*Maior número de viagens nas linhas já existentes*
Os líderes comunitários também explicaram as dificuldades com as outras linhas que atendem ao Sol Nascente. De acordo com os moradores, os ônibus são poucos e passam em horários distanciados.

Os diretores do DFTrans prometeram ampliar o número de viagens das linhas 933.4 e 364.2, diminuindo, assim, o intervalo entre as passagens dos ônibus nas paradas.

*CHICO VIGILANTE, deputado distrital (PT)*