youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Sheyla Soares Sampaio foi indicada por Ibaneis Rocha em 7 de novembro. Assessoria da coronel diz que caso foi levado à corregedoria e que militares serão ‘punidos com repreensão’.

Circula pelas mídias sociais um vídeo em que a futura comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, a coronel Sheyla Soares Sampaio, questiona a ação de policiais em uma abordagem de rua.

O vídeo ganhou repercussão nesta semana, há menos de dois meses da posse da primeira mulher no comando da PM. O nome de Sheyla foi confirmado no governo Ibaneis Rocha (MDB) no dia 7 de novembro.

Vídeo mostra discussão da coronel da Polícia Militar do DF Sheyla Sampaio com agentes
G1 DF
Vídeo mostra discussão da coronel da Polícia Militar do DF Sheyla Sampaio com militares

Vídeo mostra discussão da coronel da Polícia Militar do DF Sheyla Sampaio com militares

Segundo a assessoria de imprensa da coronel, os policiais “usaram palavras de baixo calão e bateram no teto dos carros de maneira ríspida e desprovida de técnica” durante a abordagem.

“Os policiais estavam tentando desobstruir a avenida, porém, de forma inadequada e fora dos padrões da corporação”, diz em nota.

O fato teria ocorrido em meados de setembro e foi levado à corregedoria da Polícia Militar, que “apurou falta disciplinar” dos militares após uma sindicância. Ainda de acordo com a assessoria de Sheyla, eles serão “punidos com repreensão”.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra a coronel Sheyla Soares Sampaio questionando abordagem da Polícia Militar do DF — Foto: TV Globo/ReproduçãoVídeo que circula nas redes sociais mostra a coronel Sheyla Soares Sampaio questionando abordagem da Polícia Militar do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Vídeo que circula nas redes sociais mostra a coronel Sheyla Soares Sampaio questionando abordagem da Polícia Militar do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

No trecho gravado, um policial militar que registra a cena de dentro da viatura afirma: “Tem que dizer nada não, quem é essa mulher ai?”. Em seguida, outro PM vai até a coronel e pergunta se ela sabe onde fica o quartel. Sheyla responde:

“Não, eu só sou coronel da polícia. Coronel Sheyla. Certamente eu sei.”

Durante a discussão, Sheyla questiona a forma como uma policial militar a abordou. “Não pediu pra ‘senhora’ sair não, minha mãe ouviu e o meu filho ouviu”, diz.

“Como que a senhorita falou? Fala da mesma maneira que a senhorita falou, tenha dignidade. Como você falou?” Em resposta, a policial militar diz que “não lembra” da abordagem.

“Ah, não lembra? Agora você tem problema também que esqueceu, você sabe que você bateu na porta da viatura e ainda gritou?”, pergunta Sheyla.