youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ano passado, o diretor José Padilha virou o “tchutchuca” da extrema-direita por conta da série sobre a Operação Lava Jato – e contra Lula – que fez para a plataforma de streaming Netflix. Pois ele é o mais novo membro dessa legião de bolsonaristas arrependidos que só cresce e acaba de fazer uma grave denúncia contra Sergio Moro. Denúncia que pode dar cadeia!

Você se lembra do oba-oba feito em torno da série da Netflix “O Mecanismo”? Foi lançada à época da prisão de Lula e retratava o ex-presidente como um chefão mafioso e corrupto enquanto Sergio Moro aparecia como uma espécie de “Batman” tupiniquim, um “super-herói” verde-amarelo.

Padilha chegou ao abuso de colocaír na boca do seu “Lula” fictício uma frase do peemedebista Romero Juca confessando corrupção.

Pois esse ícone do antipetismo acaba de tomar duas atitudes espantosas: reconheceu que errou ao exaltar Sergio Moro e a Lava Jato, errou ao criminalizar Lula e, ao mesmo tempo, Padilha denunciou o atual ministro da Justiça por ligações com bandidos.

Padilha diz, em seu artigo, frases equivalentes a um terremoto. Vejamos algumas delas.

“Pacote de Moro contra o crime vai fortalecer milícias”

“As milícias decidem quem faz propaganda eleitoral nas suas áreas e financiam campanhas políticas”

“As milícias são organizações criminosas controladas por policiais civis e militares corruptos e violentos”

“Sempre apoiei a operação Lava Jato e chamei Sergio Moro de samurai ronin, numa alusão à independência política que, acreditava eu, balizava a sua conduta. Pois bem, quero reconhecer o erro que cometi”

“Sergio Moro finge não saber o que é milícia porque perdeu sua independência e hoje trabalha para a família Bolsonaro”

“O pacote anticrime de Moro vai estimular a violência policial, o crescimento das milícias e sua influência política (…) Seu pacote anticorrupção é, também, um pacote pró-máfia”

Se existe alguém que ainda não entendeu o que o cineasta disse, o Blog da Cidadania explica. Vamos resumir em uma frase curta qual é a questão para não dificultar muito as coisas para os limitados apoiadores que ainda restam a Bolsonaro:

Padilha acusa a família Bolsonaro de ligação com o crime organizado e o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, de trabalhar para o crime organizado.

Não é o Blog da Cidadania que diz, é o cineasta antipetista que fez a festa dos fanáticos bolsonaristas quando criou aquela série cretina no Netflix que colocou na boca de Lula e na conta dele frases e atos que o ex-presidente nunca cometeu. Mas, pelo menos, teve a grandeza de admitir o erro.

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania,