youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Representantes do governo federal discutem ações para ajudar estados no combate ao crime

Presidente Lula durante evento de assinatura da GLO nos portos e aeroportos de RJ e SP 01/11/2023Presidente Lula durante evento de assinatura da GLO nos portos e aeroportos de RJ e SP 01/11/2023 (Foto: Ricardo Stuckert)

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta nesta quarta-feira (1º), em Brasília (DF), um decreto de garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), e nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Representantes do governo federal discutem há semanas ações para ajudar estados no combate ao crime. A medida valerá até maio do próximo ano, com possibilidade de reforço em novos portos e aeroportos. 

“Esse decreto estabelece uma operação integrada de combate ao crime organizado”, afirmou Lula no Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. “A atuação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) ocorrerá em articulação com a PF (Polícia Federal)”, disse. 

“Haverá comitê de acompanhamento das FFAA e PF, funcionando sob a coordenação de Dino e Múcio”, acrescentou o presidente em referência aos ministros José Mucio (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

Ao comentar sobre as operações na Região Sudeste, Lula disse que a “Marinha atuará na Baía da Guanabara (RJ) e de Sepetiba (RJ), acessos marítimos ao Porto de Santos (SP) e o Lago de Itaipu (RJ)”.

De acordo com Lula, “Exército e Aeronáutica fortalecerão as fronteiras, com ênfase no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”. “Nesse caso, não é necessária um GLO”.

O chefe do Executivo havia descartado na semana passada a aplicação de uma GLO com as Forças Armadas “na favela brigando com bandido”. O decreto desta quarta-feira limita-se a portos e aeroportos. 

Também acompanharam o evento o ministro Rui Costa (Casa Civil), os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen; do Exército, general Tomás Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno; e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.