youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ex-comandante do Exército foi intimado no inquérito que investiga a participação de Bolsonaro e aliados na execução de um golpe de Estado

O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (1).

O depoimento durou 7 horas na sede da PF, em Brasília. O general foi intimado a prestar esclarecimentos como testemunha no inquérito que investiga a participação de Bolsonaro, ex-ministros, ex-assessores e militares no planejamento de um golpe de Estado após a vitória de Lula (PT) nas eleições de 2022.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a Polícia Federal informou o Comando do Exército, como cortesia, que Freire Gomes havia sido chamado a depor. A data foi confirmada após conversas entre o general e os investigadores, já que o militar se encontrava na Espanha em visita a familiares. Freire Gomes conversou com generais antes do depoimento e afirmou que daria sua versão dos fatos aos agentes da PF.

A reportagem apurou que Freire Gomes estava disposto a contar que a manutenção dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis era uma ordem de Jair Bolsonaro e que agiu silenciosamente contra os planos antidemocráticos do ex-presidente.

Na época da preparação do golpe, Freire Gomes assinou, com os ex-comandantes da Marinha e Aeronáutica nota em tom crítico ao Judiciário e amistosa com os bolsonaristas que pediam um golpe militar. O fato é citado em relatório da Polícia Federal que pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) buscas contra Bolsonaro e outros investigados.

O ex-comandante do Exército foi citado nas investigações por ter participado de uma reunião no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022, na qual Bolsonaro apresentou uma minuta de decreto para promover um golpe de Estado.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.