youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ao todo são cinco áreas para capacitação: Pizzaiolo, modelista, costureiro, oratória e abertura e legalização de empresas MEI. Cursos começam segunda-feira (11).

Detentas da Colmeia, presídio feminino do DF, durante o lançamento do livro "Cadê minha mãe?", da agente penitenciária e escritora Giulieny Matos — Foto: Luiza Garonce/G1

Detentas da Colmeia, presídio feminino do DF, durante o lançamento do livro “Cadê minha mãe?”, da agente penitenciária e escritora Giulieny Matos — Foto: Luiza Garonce/G1

Senac oferece cursos de capacitação, a partir de segunda-feira (11), para 1.644 internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), os detentos têm cinco opções de cursos: pizzaiolo, modelista, costureiro, oratória e abertura e legalização de empresas MEI.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, os cursos fazem parte do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes (Procap). A seleção dos detentos segue a classificação por meio de três requisitos:

  1. Antiguidade: tempo de permanência em determinado local, na mesma ou em outra Unidade Prisional
  2. Comportamento: bom comportamento durante o período de privação de liberdade medido pelo número de sanções disciplinares
  3. Vulnerabilidade: situações que caracterizam a vulnerabilidade da pessoa privada de liberdade por motivo de saúde, idade ou situação socioeconômica

Cada requisito tem pontuação máxima de cinco pontos. Em caso de empate entre internos, o mais velho tem prioridade.

Os cursos serão realizados dentro das sete unidades prisionais do Distrito Federal . Como as capacitações são continuadas, o intuito é que todos os reeducandos tenham acesso ao Procap.

“O objetivo é formar o máximo de internos e permitir que eles retornem à sociedade aptos ao mercado de trabalho”, diz a secretaria.

Carga horária e remição de pena

Os cursos vão contribuir com a remição da pena para os internos. Cada 12h de estudo representa um dia a menos na privação de liberdade. Um dos cursos vai oferecer 20 dias de pena a menos para os internos. Segundo o Senac, terão turmas até agosto de 2024.

Veja abaixo a carga horária dos cursos:

🍕 Pizzaiolo: 240 horas

🧶 Modelista: 210 horas

🧵 Costureiro: 212 horas

🗣️ Oratória: 30 horas

‍💼 Abertura e legalização de empresas MEI: 20 horas

Com informações da G1 Globo.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.