youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Projeto incentiva a leitura e promoverá prêmios literários, exposição de obras de autores da capital, palestras e seminários

Programa incentiva obras literárias do DF

Programa incentiva obras literárias do DF

ROBERTO CASTRO/GDF

O governo do Distrito Federal instituiu, nesta quarta-feira (10), um programa de valorização de escritores brasilienses e de incentivo à divulgação de obras literárias sobre a capital do país. A medida foi sancionada pela governadora em exercício, Celina Leão, publicada no Diário Oficial do DF e prevê acordos e parcerias com escritores locais.

A lei define que escritor brasiliense será todo autor que reside na capital ou que se identifica, em sua obra, com o DF. O projeto vai criar um banco de cadastros dos escritores, para facilitar o acesso às obras produzidas e aumentar o acervo em bibliotecas públicas e órgãos públicos.

De autoria do deputado Ricardo Vale (PT), o programa estabelece iniciativas de incentivo , por exemplo.

A lei estabelece que o governo deve manter de forma permanente a possibilidade de cadastro dos escritores, que no ato de inscrição devem informar o gênero dos textos produzidos, uma breve biografia e a relação que suas obras tem com o DF.

O cadastro dos autores será vetado nos casos em que os textos façam apologia ao crime ou contenham discriminação, intolerância e ódio ou conteúdo pornográfico. O projeto também define que a cada dez livros literários o DF compre pelo menos um de autores brasilienses.

“Os títulos devem ser selecionados de acordo com a faixa etária e o perfil do público frequentador da biblioteca. Para seleção dos títulos de obras literárias de escritora e de escritor brasilienses, fica facultado consultar as academias de letras sediadas no Distrito Federal e o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, ou, na falta deles, as associações de escritoras e de escritores brasilienses”, diz o texto.

Incentivo e parcerias

A lei também estabelece que as bibliotecas públicas, órgãos e entidades públicas do DF promovam campanhas de doação de obras de escritores locais, leitura das obras e contação de histórias.

As escolas e bibliotecas também poderão fazer parcerias para custearem as despesas de deslocamento e lanches dos escritores nos eventos, em troca de divulgação dos patrocinadores.

Com informações do R7 Notícias

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.