youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O eclipse pôde ser visto de forma remota em todo o globo, mas incidiu apenas nas Américas

imagem colorida. Sol começando a ser encoberto pela Lua

As pessoas em todo o globo pararam para ver, mesmo que por alguns breves minutos, o eclipse que ocorreu neste sábado (14/10) – seja de forma virtual ou presencial.

O espetáculo da Lua se alinhando entre a Terra e o Sol, deixando apenas um “anel de fogo” em seu redor, surpreendeu internautas.

O fenômeno pôde ser observado de inúmeros países, inclusive no Brasil, onde teve transmissão virtual. Veja algumas fotos e vídeos do espetáculo.

imagem colorida. Sol começando a ser encoberto pela Lua

O eclipse anular se caracteriza pelo alinhamento da Terra, da Lua e do Sol. A sobreposição resulta na formação de um “anel de fogo” em torno da silhueta da Lua Breno

Imagem colorida de um eclipse em 14 de outubro de 2023, observado do Brasil - Metrópoles

Eclipse visto do Brasil Reprodução/ObservatórioNacional

Imagem colorida de um eclipse em 14 de outubro de 2023, observado de Neiva, na Colômbia - Metrópoles

Eclipse em Neiva, na ColômbiaReprodução/Planetario de Medellin

Imagem colorida de um eclipse em 14 de outubro de 2023, observado do Brasil - Metrópoles

Eclipse visto do Brasil Reprodução/ObservatórioNacional

Imagem colorida de um eclipse em 14 de outubro de 2023, observado de Kerville, no Texas, nos EUA - Metrópoles

Eclipse em Kerville, no Texas, nos EUAReprodução/NASA

O Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) transmitiu o eclipse ao vivo. O período teve início nos Estados Unidos, e se encerrou no Brasil, por volta das 16h, após começar às 15h. As regiões Norte e Nordeste tiveram a melhor visibilidade do evento.

E não faltou transmissão. O início do fenômeno foi acompanhado também pela NASA em diversas cidades dos Estados Unidos, como Kerville, no Texas, e o estado de Nevada. Lá, o fenômeno ocorreu de forma quase completa, mas foi acometido por dificuldades em seu registro: é que o tempo estava parcialmente nublado.

Houve também registros nos nossos vizinhos de fronteira, com destaque para a transmissão virtual do Planetario de Medellin, que registrou tudo de Neiva, na Colômbia.

Veja os vídeos:

https://www.instagram.com/reel/CyYz6hmxQEY/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/CyZC30Wxm1b/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Entenda

O eclipse anular se caracteriza pelo alinhamento da Terra, da Lua e do Sol. A sobreposição resulta na formação de um “anel de fogo” em torno da silhueta da Lua, já que apenas as bordas do Sol ficam visíveis. O eclipse anular foi visível apenas nas américas do Norte, Central e Sul.

O evento, apesar de curioso, não deve ser observado de forma direta. Uma das características do eclipse anular é a formação de uma penumbra ou o escurecimento quase que total do dia. Ainda assim, não é seguro olhar diretamente para o Sol.

Com informações do Metrópoles 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.