youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Polícia Federal indiciou ex-presidente pelos crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos em sistema de informação 

Ao receber o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL), a Procuradoria-Geral da República pode denunciar o ex-presidente por mais crimes além dos que a Polícia Federal (PF) já o implicou. Consultados pelo blog, integrantes do Ministério Público Federal indicaram que Bolsonaro pode também ser indiciado por crimes de falsificação de documento público e falsidade ideológica.

Na investigação que apura fraude em certificados de vacinação contra a covid-19, Bolsonaro já teve um pedido de indiciamento feito pela PF para os crimes de associação criminosa e de inserção de dados falsos em sistema de informação. A expectativa é que a PGR ofereça a denúncia com mais crimes, que podem somar às possíveis penas de Bolsonaro, se condenado, a mais de 20 anos de prisão.

Se for denunciado e condenado pelos quatro crimes, Bolsonaro pode ficar preso por mais de 20 anos, já que segundo o Código Penal os delitos têm as seguintes penas:

  • inserção de dados falsos em sistema público – reclusão, de dois a 12 anos, e multa;
  • associação criminosa – reclusão de um a três anos;
  • falsificação de documento público – reclusão, de dois a seis anos, e multa;
  • falsidade ideológica – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 15 dias para a PGR se manifestar sobre o caso. Os procuradores vão decidir se há elementos suficientes para levar o caso à Justiça. Como o caso corre no STF, é Moraes, relator do inquérito de fraude das vacinas, que receberá o processo.

Além de Bolsonaro, mais 16 pessoas foram indiciadas por causa do esquema de falsificação de comprovante de vacinas. Os documentos seguem em sigilo.

Com informações do metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.