youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

A portaria assinada pelo ministro Luiz Marinho restabelecia a exigência de que o trabalho em feriados seja autorizado por convenção coletiva de trabalho

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou um acordo entre líderes partidários para a derrubada da Portaria nº 3.665, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que impunha restrições ao trabalho em feriados, informa a Folha de S. Paulo. A portaria em questão havia sido assinada pelo ministro Luiz Marinho do dia 13 de novembro, revogando outra Portaria, de nº 671, emitida pelo governo Bolsonaro em 2021.

A decisão de derrubar a nova portaria foi impulsionada por solicitações de parlamentares vinculados ao setor comercial, que alegaram preocupação com as vendas durante o período de fim de ano. Nos últimos dias, deputados ligados ao comércio, com o respaldo da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), coordenaram esforços para articular a derrubada da medida.

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) informou que houve uma concordância por parte do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em adiar os efeitos da portaria por dois ou três meses. Além disso, ficou acordada a realização de uma reunião nos próximos dias entre o ministro e os parlamentares para discutir a questão de forma mais abrangente.

A Portaria nº 671, emitida durante o governo Bolsonaro em 2021, permitia que empregadores do setor do comércio impusessem o trabalho em feriados aos seus funcionários sem a necessidade de negociação coletiva. Bastava incluir uma cláusula no contrato individual de trabalho. Contudo, essa medida foi criticada por precarizar as condições de trabalho e enfraquecer o papel dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A nova portaria, assinada pelo ministro Luiz Marinho, restabelece a exigência de que o trabalho em feriados seja autorizado por convenção coletiva de trabalho. Isso significa que a decisão deve ser tomada pela maioria dos trabalhadores, representados por seus sindicatos. Além disso, a norma determina que os empregadores paguem pelo horário de expediente exercido nos feriados, conforme acordado na convenção coletiva.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.