youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão adotando uma postura cautelosa enquanto observam de perto os processos de cassação dos senadores Sergio Moro (Podemos-PR) e Jorge Seif (PL-SC), que serão decididos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eles acreditam que as cassações de parlamentares devem ser reservadas para casos extremos, nos quais as irregularidades eleitorais estejam claramente evidenciadas, a fim de evitar interpretações de perseguição política, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Para alguns magistrados do STF, a cassação de Moro e Seif poderá ter repercussões não apenas dentro do próprio tribunal, mas também na relação entre o STF e o Legislativo. Ambos os senadores têm buscado apoio entre os membros do tribunal na tentativa de preservar seus mandatos. Moro chegou a se reunir com Gilmar Mendes, enquanto Seif indicou aos magistrados que não criticará mais o Judiciário, caso mantenha seu mandato.

Os senadores enfrentam processos por abuso de poder econômico. Moro é acusado pelo PL e pelo PT de ter gastos excessivos em sua pré-campanha ao Senado, enquanto Seif é acusado pelo PSD de ter utilizado a estrutura das lojas Havan em sua campanha eleitoral de 2022.

Em caso de cassação, os senadores têm o direito de recorrer ao STF, embora seja incomum a corte derrubar uma decisão do TSE. Este cenário demonstra a complexidade e sensibilidade das questões políticas e judiciais envolvidas no processo de cassação dos senadores Moro e Seif.

Com informações do Diário centro do Mundo.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.