youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Alíquotas serão gradualmente recompostas a partir de janeiro de 2024

A partir de janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país voltarão a pagar Imposto de Importação. As alíquotas serão gradualmente recompostas até chegarem a 35% do valor de importação em julho de 2026. Nesse período, haverá cotas iniciais para compras do exterior com isenção.

O cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos é o seguinte: 10% de Imposto de Importação em janeiro de 2024; 18% em julho de 2024; 25% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.

A portaria com a distribuição de cotas para compras do exterior com isenção só será publicada em dezembro. Segundo o Mdic, o governo pretende preservar a possibilidade de atendimento a novos importadores, enquanto a indústria nacional de veículos elétricos se desenvolve.

Especialistas ouvidos pela Exame Invest apontam que os carros podem ficar entre 7% e 35% mais caros até 2026, considerando o repasse integral da alíquota ao cliente final. 

O iminente aumento antagoniza, por um lado, empresas recém-chegadas ao Brasil, como BYD e GWM, e, por outro, marcas estabelecidas há mais tempo no país, como Audi e Volvo, ambas defendendo a continuidade da isenção fiscal. (Com informações da Agência Brasil). 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.