youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula celebrou a notícia de que o Brasil atingiu a taxa de 7,9% de desemprego, o menor número desde 2014 e abaixo do previsto pelo mercado. Em meio a notícias desonestas da Folha de S.Paulo e da Globo sobre o tema, o petista compartilhou um texto que deixa claro que o resultado é positivo.

“Governo trabalhando para todos: menor taxa de desemprego para o período desde 2014, queda de quase um ponto percentual em relação a 2023. E vamos seguir avançando”, afirmou o presidente em post feito no X (ex-Twitter).

O resultado foi divulgado pela Pnad (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta terça (30). A taxa ficou abaixo da previsão de consultorias e instituições financeiras, que projetavam 8,1%.

Na comparação anual, houve uma queda, já que no mesmo trimestre do ano passado a taxa era de 8,8%. Há uma alta em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023, quando foi registrado um índice de 7,4%.

É comum existir uma alta na comparação trimestral, já que existe um movimento sazonal: o último período do ano costuma ter mais ofertas de vagas, o que causa uma queda na ocupação no trimestre seguinte. Por isso, a alta “não anula a tendência de redução da taxa de desocupação observada nos últimos dois anos”, aponta Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, em nota.

“O aumento da taxa de desocupação foi ocasionado pela redução na ocupação. Esse panorama caracteriza um movimento sazonal da força de trabalho no primeiro trimestre de cada ano, com perdas na ocupação em relação ao trimestre anterior”, explica.

Com informações do Diário Do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.