“A fome é uma escolha política”, diz Lula

Em um artigo publicado em veículos de 12 países, o presidente Lula alerta para a relação entre fome, desigualdade e crise climática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a fome não é fruto do acaso, mas sim consequência de escolhas políticas e econômicas. Em artigo publicado em veículos internacionais como Infobae (Argentina), Al Jazeera (Qatar), El País (Espanha), La Repubblica (Itália), The Independent (Reino Unido), entre outros, o mandatário brasileiro afirmou que a desigualdade global e a crise climática estão diretamente ligadas à perpetuação da insegurança alimentar.

Segundo Lula, “a fome não é uma condição natural da humanidade, nem é uma tragédia inevitável: ela é fruto de escolhas de governos e de sistemas econômicos que optaram por fechar os olhos para as desigualdades”. O texto critica o contraste entre a concentração de riqueza de 3 mil bilionários — que detêm 14,6% do PIB global — e os 673 milhões de pessoas sem acesso adequado à alimentação.

Crítica aos gastos militares e à inércia internacional

O presidente destacou que, em 2024, o mundo registrou o maior aumento em despesas militares desde o fim da Guerra Fria, atingindo US$ 2,7 trilhões. Enquanto isso, as nações mais ricas não cumpriram a meta de investir 0,7% de seus PIBs em políticas de desenvolvimento nos países pobres. Para Lula, trata-se de uma contradição que mantém viva a fome no planeta.

Ele também defendeu reformas no sistema de governança global, afirmando que os mecanismos multilaterais criados após a Segunda Guerra Mundial já não são capazes de responder aos desafios atuais, agravados pelas mudanças climáticas.

Brasil no G20 e avanços internos

Lula ressaltou como marco histórico a inclusão da taxação dos super-ricos na declaração final da cúpula do G20, realizada em novembro de 2024, sob presidência brasileira. No plano doméstico, afirmou que o Congresso está prestes a aprovar uma regra que estabelece tributação mínima sobre as maiores rendas, ao mesmo tempo em que isenta milhões de brasileiros de baixa renda.

O presidente também destacou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que já reúne 200 membros, incluindo 103 países e 97 organizações. Segundo ele, o objetivo é não apenas trocar experiências, mas mobilizar recursos e pressionar governos por compromissos concretos.

Políticas sociais e impacto no Brasil

De acordo com dados oficiais citados por Lula, desde o início de 2023, 26,5 milhões de brasileiros deixaram a condição de fome, e o país saiu novamente do Mapa da Fome da FAO. Entre as medidas adotadas estão a ampliação do programa de transferência de renda, que hoje alcança 20 milhões de famílias; o reforço da alimentação escolar, que beneficia 40 milhões de estudantes; a compra pública de alimentos de pequenos agricultores; e o aumento do fornecimento gratuito de gás e eletricidade para famílias de baixa renda.

“As políticas só se sustentam em um ambiente econômico favorável. Quando há emprego e quando há renda, a fome perde sua força”, afirmou o presidente, lembrando que o Brasil alcançou os menores índices históricos de desemprego e desigualdade de renda per capita.

Desafio climático e COP30

Lula ainda relacionou a luta contra a fome ao combate à crise climática. O Brasil, que sediará a COP30 em Belém no próximo mês, pretende aprovar uma Declaração sobre Fome, Pobreza e Clima, ressaltando os impactos desiguais do aquecimento global sobre populações vulneráveis.

Em sua viagem a Roma nesta semana, o presidente levou a mesma mensagem ao Fórum Mundial da Alimentação e ao Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome. “A humanidade, que criou o veneno da fome contra ela mesma, também é capaz de produzir o seu antídoto”, concluiu.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…


  • Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…


  • Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias