Lula e Silveira reativam Conselho Nacional de Política Mineral em meio à disputa global por minerais estratégicos

Governo vê interesse dos EUA no setor como oportunidade de negociação sobre tarifas e busca definir estratégia nacional para exploração sustentável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participam nesta quinta-feira da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), órgão criado para definir políticas públicas voltadas ao setor mineral e reativado após mais de dois anos de inatividade.

De acordo com reportagem publicada por O Globo, o encontro ocorre em um contexto de forte interesse dos Estados Unidos na exploração de minerais críticos e estratégicos no Brasil. O governo brasileiro, por sua vez, enxerga essa aproximação como uma oportunidade de negociação diplomática para tentar reverter as tarifas impostas a produtos nacionais.

Os chamados minerais críticos — como lítio, nióbio, cobre e terras raras — são considerados essenciais para a transição energética global e o avanço de indústrias de alta tecnologia. A disputa por esses insumos tornou-se um dos eixos centrais da rivalidade geopolítica entre Estados Unidos e China, e o Brasil é visto como um dos poucos países capazes de ampliar a oferta mundial de forma sustentável.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Brasil detém cerca de 10% das reservas mundiais desses recursos, embora sua produção atual represente apenas 0,09% da oferta global. O objetivo do CNPM é justamente delinear estratégias para que o país amplie sua produção e aproveite o potencial econômico e geopolítico do setor.

O ministro Alexandre Silveira destacou, durante audiência pública na Câmara, que discutirá o tema diretamente com o governo do presidente Donald Trump ainda neste mês. Ele foi convidado para uma reunião com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, em que serão abordadas as possibilidades de cooperação bilateral no campo energético e mineral.

Criado em 2022, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Conselho não havia sido implementado até então. Ao reassumir o comando do país, o presidente Lula determinou a revisão da estrutura e das atribuições do órgão, agora fortalecido como instrumento estratégico da política mineral brasileira.

Conforme o decreto de reativação, o CNPM será composto por representantes de 16 ministérios, entre eles os de Relações Exteriores, Fazenda, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Indústria, Justiça, Integração e Casa Civil, além do Gabinete de Segurança Institucional. O colegiado será presidido por Alexandre Silveira e contará também com representantes de municípios mineradoresuniversidadesespecialistas e entidades da sociedade civil, com mandatos de dois anos.

O relançamento do Conselho reforça a estratégia do governo de posicionar o Brasil como protagonista na nova economia global baseada em energia limpa, inovação tecnológica e exploração responsável de recursos naturais.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…


  • Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…


  • Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias