Mauro Vieira e Marco Rubio terão ‘canal direto’

Chanceler brasileiro e secretário de Estado dos EUA acertam linha direta em meio a tensões sobre tarifaço

O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, decidiram criar um canal direto de comunicação entre os dois, como forma de acelerar contatos e reduzir entraves diplomáticos. As informações são do g1.

O entendimento foi firmado durante a reunião realizada na Casa Branca na última quinta-feira (16), em Washington. Vieira e Rubio se encontraram primeiro a sós, por cerca de 20 minutos, e depois participaram de um encontro ampliado com assessores de ambos os governos. Embora as negociações sobre o tarifaço tenham dominado a pauta, a criação de uma via direta entre os dois chanceleres foi considerada o principal resultado político da agenda.

Negociações sobre tarifas

As equipes brasileira e norte-americana aproveitaram o encontro para organizar um cronograma de tratativas comerciais. Ficou definido que a primeira reunião técnica ocorrerá de forma virtual nos próximos dias, com o objetivo de avançar na revisão das tarifas e também nas sanções aplicadas a autoridades brasileiras.

Lula e Trump também trocaram contatos

A abertura de um canal direto entre os ministros se soma a uma iniciativa semelhante no mais alto nível. No início de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram telefones pessoais.

Em nota, o governo brasileiro informou que a proposta partiu de Lula, e que o gesto buscou “estabelecer via direta de comunicação”. Em entrevista à TV Mirante, o petista explicou: “Nós trocamos telefones pessoais e não precisamos de intermediário para fazer coisas boas para o Brasil e para os Estados Unidos”.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…


  • Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…


  • Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias