youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Presidente tem expressado preocupação com o “golpismo contemporâneo”, como o episódio ocorrido em 8 de janeiro do ano anterior, mais do que com os eventos de 1964

À medida que se aproxima o aniversário do golpe militar de 1964, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua adotando uma postura de não confronto com as Forças Armadas. Este posicionamento é evidenciado pela suspensão das celebrações oficiais em memória daquele evento histórico e pela hesitação em recriar a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, gerando críticas de historiadores.

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a recriação da comissão, uma iniciativa apoiada pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. No entanto, mesmo com uma minuta de decreto pronta desde março de 2023, Lula ainda não definiu quando isso ocorrerá, sinalizando uma abordagem cautelosa em relação ao tema.

Segundo informações veiculadas pela colunista Bela Megale, Lula tem expressado preocupação com o “golpismo contemporâneo”, como o episódio ocorrido em 8 de janeiro do ano anterior, mais do que com os eventos de 1964. Além disso, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em acordo com os comandantes das Forças Armadas, decidiu pela ausência de manifestações oficiais dos militares da ativa no próximo dia 31 de março, buscando distensionar as relações entre o governo e as instituições militares.

Especialistas alertam para o risco de esquecer o passado, destacando a importância de recordar o golpe militar como forma de construir memória e evitar a repetição de novos ataques à democracia.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.