Aliados de Bolsonaro admitem que presidente saiu fortalecido após gesto de Trump na ONU, enquanto Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo perdem espaço
Apesar do esforço de setores da direita em minimizar o gesto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez um aceno público a Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso na ONU, a avaliação entre lideranças bolsonaristas é de que o episódio fortaleceu o presidente brasileiro. A informação foi revelada pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
Segundo aliados de Jair Bolsonaro, Lula conseguiu sair como o grande vencedor do embate com o governo norte-americano ao demonstrar serenidade e firmeza política. Já Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, que vinham articulando sanções contra o Brasil, aparecem como os maiores derrotados nesse cenário.
“Arrebenta de vez o Eduardo”
Uma liderança bolsonarista ouvida pela Folha foi categórica: caso Lula avance em um acordo comercial com Trump, “arrebenta de vez o Eduardo”. O raciocínio é de que o presidente brasileiro soube usar a narrativa da perseguição, reforçar o discurso da soberania nacional e se beneficiar do aumento da tensão política nos Estados Unidos.
Interesse mútuo em armistício
De acordo com essa análise, o próprio governo Trump também tem interesse em buscar uma saída negociada, já que enfrenta pressões internas e começa a sentir os efeitos econômicos da guerra tarifária. O mercado norte-americano, inclusive, cobra uma resposta mais pragmática da Casa Branca.
Narrativa nas redes
Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo insistem em redes sociais que Trump teria armado uma “cilada” para Lula e que os Estados Unidos conduzirão qualquer negociação em posição de força. Ainda assim, mesmo entre bolsonaristas, prevalece a percepção de que o episódio representou uma vitória política para o presidente brasileiro.
Com informaçoes do brasil247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…
-
Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…
-
Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…






