Diplomatas do Brasil e EUA discutem cooperação em comércio, clima e tecnologia
A aproximação entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, entrou em nova fase após declarações positivas durante a Assembleia Geral da ONU. Os dois líderes trocaram elogios e agora suas equipes avaliam a possibilidade de um contato direto. Segundo o g1, diplomatas do Itamaraty e da Casa Branca devem iniciar tratativas nesta quinta-feira (25), após um dia de expectativa sem conversas oficiais. Lula e Trump, que retornaram a Brasília e Washington logo após seus discursos, abriram espaço em suas agendas para a possível negociação.
Cautela brasileira diante da imprevisibilidade de Trump
Apesar do gesto cordial de Trump, que declarou ter tido “uma química excelente” com Lula, a diplomacia brasileira mantém posição de prudência. Assessores próximos ao presidente brasileiro ressaltam que a imprevisibilidade do líder norte-americano exige cautela em qualquer movimento.
Lula também comentou a aproximação. O petista afirmou: “Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu”, reconhecendo que “pintou uma química mesmo” com Trump durante o encontro em Nova York.
Formatos em discussão para o diálogo
As opções em estudo incluem uma ligação telefônica, uma videoconferência ou, em cenário mais adiante, uma reunião presencial. Embora Lula não descarte a possibilidade de um encontro cara a cara, a alternativa mais provável no curto prazo é uma conversa virtual.
Temas estratégicos na pauta Brasil-EUA
Entre os assuntos avaliados para uma possível agenda bilateral estão cooperação econômica, comércio internacional e compromissos ambientais. O governo brasileiro também considera incluir biocombustíveis, regulação das big techs, exportação de carnes e exploração de minerais críticos e terras-raras.
Com informaçoes do brasil247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…
-
Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…
-
Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…






