youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) realiza na próxima segunda-feira (12/3), às 19h, um debate no Teatro dos Bancários com o professor Jessé Souza sobre o seu livro “A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato”.

“Jessé Souza é um dos maiores intérpretes do Brasil atual. Além de debater sobre seu livro, ele também trará reflexões sobre as ameaças à democracia em tempos de golpe”, afirma a deputada federal e presidenta do PT-DF, Erika Kokay.

A Elite do Atraso – No livro Jessé busca desconstruir a ideia de que a corrupção é o grande problema nacional. Para o autor, as raízes da desigualdade brasileira não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.

Para afirmar seu raciocínio o sociólogo confronta-se com uma das mais importantes obras do pensamento social brasileiro, Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda. Holanda foi o primeiro pensador brasileiro a utilizar a ideia de patrimonialismo como definidora da política nacional. Segundo Jessé, tal conceito serviria para legitimar interesses econômicos de uma elite que controla o mercado, a real fonte de corrupção e poder.

Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e professor da UFABC, Jessé Souza é autor de 27 livros, incluindo “A ralé brasileira: quem é e como vive (2009), “A tolice da inteligência brasileira” (2015) e a “Radiografia do Golpe” (2016). Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) entre os anos de 2015 e 2016, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, além de ter coordenado pesquisas de abrangência nacional sobre classes e desigualdade social.

Serviço:

Debate com Jessé Souza sobre seu Livro “A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato”.

Data: Segunda-feira (12/3)

Horário: 19h

Local: Teatro dos Bancários 514/515 Sul