youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Coordenado pelo Ministério das Mulheres, grupo de trabalho vai criar estratégias de formação para estimular as mulheres LBTs a ocupar espaços políticos

Enfrentar a desinformação de gênero, as fake news, a misoginia, o racismo e demais manifestações de violências também é uma das atribuições do GT

Atento às eleições municipais que se aproximam, o Ministério das Mulheres instituiu nesta semana um grupo de trabalho com foco na elaboração de estratégias para o enfrentamento à violência política contra mulheres lésbicas, bissexuais, trans/travestis.

O grupo tem o objetivo de criar e desenvolver ações estratégicas de formação política que estimulem e habilitem as mulheres LBTs a ocupar espaços políticos, considerando a importância do exercício do poder e da tomada de decisões dessa comunidade em todos os níveis.

Além disso, o GT vai articular o mapeamento e diagnóstico da participação política de mulheres lésbicas, bissexuais, trans/travestis dos estados e municípios (2020/2022/2024), bem como elaborar materiais para a conscientização e prevenção à violência política, tais como cartilhas, folders e cartazes.

Desenvolver estratégias para enfrentamento à desinformação de gênero, às fake news, misoginia, racismo, e demais manifestações de violências cometidas na internet também é uma das ações previstas. 

Divulgado pela portaria nº 13 de 29 de janeiro, o GT terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogável por igual período, e será presidido por Carmen Foro, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política.  

O resultado dos levantamentos, debates e produções deve ser apresentado ao MMulheres ao término das atividades do grupo.

Irão compor o GT membros da Coordenação-Geral de Participação Política das Mulheres em Espaços de Poder, da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, do Observatório Brasil de Igualdade de Gênero e da Assessoria do Gabinete da Ministra, além de representantes da sociedade civil.

Poderão ser convidados a compor o Grupo de Trabalho ainda representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania; da Igualdade Racial; dos Povos Indígenas; da Justiça e Cidadania; da Educação; e da Saúde, além da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Da Redação do Elas por Elas, com informações do Ministério das Mulheres 

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.