Por Andreia Verdélio, repórter da Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (9), o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para uma visita de Estado. O objetivo é a ampliação do comércio bilateral e discussão de parcerias, sobretudo em turismo e investimentos.
Ramaphosa foi recepcionado no Palácio do Planalto, pouco depois das 10h. A agenda inclui um encontro restrito entre os dois líderes, seguida de reunião ampliada com as equipes de governo. Também está prevista cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa.
Desde 2010, o Brasil e a África do Sul mantêm parceria estratégica, que é um nível mais elevado nas relações bilaterais. Na pauta do relacionamento estão temas de defesa e segurança, energia nuclear, investimentos, cooperação e acesso a mercados. Além disso, os países mantêm canais de diálogo em diversos foros multilaterais.
O fluxo comercial entre Brasil e África do Sul alcançou US$ 2,3 bilhões em 2025. Os principais produtos brasileiros exportados foram carnes de aves e suas miudezas (16,2%); açúcares e melaços (8,3%); e veículos rodoviários (6,9%). Já as importações brasileiras se concentraram em prata, platina e outros minerais do grupo da platina (53,9%).
Após a agenda no Palácio do Planalto, as autoridades seguem para o Palácio Itamaraty, onde participam de almoço e da abertura do Fórum Empresarial Brasil – África do Sul. Posteriormente, o presidente sul-africano também visitará o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, como previsto em visitas de Estado.
No atual mandato, o presidente Lula viajou à África do Sul em 2023, para a 15ª Cúpula do Brics – bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã – e em 2025 para a 20ª Reunião de Cúpula do G20.
Com informações do Brasil247
Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
EUA ataca Estreito de Ormuz após acusar Irã de descumprir cessar-fogo

Governo dos EUA diz que ação militar foi resposta a ataque iraniano contra navio comercial nessa quinta-feira (25/6) Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (26/6) que realizaram ataques contra alvos iranianos após um navio comercial ser atingido no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte mundial de petróleo. Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), a…
-
Lula defende “projeto estratégico” e investimentos “urgentes” em Defesa: “mundo está cheio de maluco”

“Pela primeira vez vou colocar a questão da defesa nacional num programa de governo”, afirma o presidente 247 – O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil trate a Defesa nacional como prioridade estratégica e faça investimentos “urgentes” no setor para proteger o território, a população, as fronteiras e as riquezas do país.…
-
Em carta, Marco Rubio confirma que Flávio Bolsonaro age contra os interesses do Brasil

Secretário de Estado reafirma posição sobre sobretaxas, elogia apoio de Flávio Bolsonaro e menciona oferta de equipe de transição para eventual governo 247 – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondeu oficialmente à carta enviada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), reafirmando o apoio do governo do presidente Donald Trump à aplicação de novas…






