O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (9) a visita do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a fim de ampliar a parceria entre os dois países, cujo fluxo comercial alcançou US$ 2,3 bilhões em 2025.
“A África do Sul é o país mais industrializado do continente africano, nós somos o mais industrializado da América Latina. Portanto, não existe nenhuma explicação política para que a gente não tenha um comércio acima de 10 bilhões de dólares. Alguma coisa está faltando na nossa relação, querido companheiro”, observa Lula.
O brasileiro também argumenta que os dois países devem focar na autonomia e no fortalecimento da produção de artigos militares para autodefesa.
“Se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente. O Brasil tem necessidade similar à da África do Sul. Portanto, vamos juntar o nosso potencial e ver o que podemos construir juntos”, disse.
“Não precisamos ficar comprando dos ‘Senhores das Armas’. Nós poderemos produzir. Ninguém vai ajudar a gente, a não ser nós mesmos”, completa.
Além da defesa, Lula propôs ampliar parcerias em áreas como agronegócio, turismo e transição energética.
“No agronegócio, queremos avançar no compartilhamento de boas práticas e colaborar em matéria de saúde animal por meio do Grupo de Trabalho de cooperação agrícola. A promulgação, pelo Brasil, do Acordo sobre Cooperação em Assuntos relativos à Defesa abrirá a possibilidade de novos projetos conjuntos. A África do Sul, que já é destino de aeronaves da Embraer no continente africano, também poderá se tornar um mercado relevante para a indústria de defesa”, reforça.
Lula destaca que a África do Sul e Brasil atuam para aproximar os continentes. “Somos parceiros no Brics, no IBAS e no G20. Compartilhamos a luta por uma ordem global mais equilibrada e representativa, baseada no direito internacional e no multilateralismo”, afirma.
“Nós vemos o Brasil como parceiro estratégico de muitas formas e valorizamos a sua cooperação em uma série de áreas e questões. A África do Sul e o Brasil compartilham compromissos para a igualdade, crescimento econômico e a erradicação da pobreza. Esses valores compartilhados fornecem uma base fortalecida para continuar a construir iniciativas de benefícios mútuos que vão avançar os nossos desenvolvimentos e as nossas prioridades”, disse o presidente da África do Sul.
Para Ramaphosa, por serem as economias mais industrializadas de seus continentes, os dois países podem intensificar o comércio bilateral e aprofundar parcerias em diferentes áreas.
“Temos a certeza de que vamos fortalecer as bases dos dois países, com relação ao comércio, investimentos e várias áreas que precisamos cooperar, investir, comercializar muito mais do que já fazemos”, assegura.
Com informações do Vermelho
Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
EUA ataca Estreito de Ormuz após acusar Irã de descumprir cessar-fogo

Governo dos EUA diz que ação militar foi resposta a ataque iraniano contra navio comercial nessa quinta-feira (25/6) Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (26/6) que realizaram ataques contra alvos iranianos após um navio comercial ser atingido no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte mundial de petróleo. Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), a…
-
Lula defende “projeto estratégico” e investimentos “urgentes” em Defesa: “mundo está cheio de maluco”

“Pela primeira vez vou colocar a questão da defesa nacional num programa de governo”, afirma o presidente 247 – O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil trate a Defesa nacional como prioridade estratégica e faça investimentos “urgentes” no setor para proteger o território, a população, as fronteiras e as riquezas do país.…
-
Em carta, Marco Rubio confirma que Flávio Bolsonaro age contra os interesses do Brasil

Secretário de Estado reafirma posição sobre sobretaxas, elogia apoio de Flávio Bolsonaro e menciona oferta de equipe de transição para eventual governo 247 – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondeu oficialmente à carta enviada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), reafirmando o apoio do governo do presidente Donald Trump à aplicação de novas…






