Lula defende Margem Equatorial e diz que dinheiro do petróleo vai financiar a transição energética

Presidente afirmou que o Brasil é líder em energia limpa e que a exploração na Margem Equatorial servirá para impulsionar a transição verde

Durante entrevista coletiva em Jacarta, na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a autorização para pesquisas de petróleo na Margem Equatorial, destacando que os recursos vindos da exploração de combustíveis fósseis serão usados para financiar a transição energética. A coletiva foi transmitida pela TV Brasil e está disponível no canal oficial do governo no YouTube (assista aqui).

Lula explicou que a decisão de permitir pesquisas na Margem Equatorial não representa um retrocesso ambiental, mas sim uma estratégia para consolidar a liderança do Brasil na agenda climática global.

“O Brasil é um dos países com mais energia renovável do planeta. Nossa gasolina tem 30% de etanol e o diesel, 20% de biodiesel. Autorizamos pesquisa, não exploração. E a Petrobras é uma empresa com histórico exemplar, sem vazamentos”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, o objetivo é utilizar os recursos do petróleo para financiar o desenvolvimento de fontes limpas de energia. “O dinheiro do petróleo deve ser usado para consolidar a chamada transição energética do planeta. A Petrobras vai deixar de ser uma empresa apenas de petróleo para ser uma empresa de energia”, disse.

Compromisso com a sustentabilidade

O presidente enfatizou que o Brasil continuará ampliando sua matriz energética sustentável. Hoje, 87% da eletricidade brasileira vem de fontes limpas — um dos índices mais altos do mundo. “Enquanto o mundo precisar de combustível fóssil, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a vida do povo brasileiro”, afirmou.

Lula ressaltou ainda que o país é um exemplo de equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental: “Estamos dando uma demonstração de competência. A Petrobras tem expertise em águas profundas e atua com total segurança ambiental.”

Liderança climática rumo à COP30

Durante a coletiva, o presidente também destacou que a COP30, que será realizada em Belém do Pará, reforçará o papel do Brasil como potência ambiental e defensora do desenvolvimento sustentável. Ele lembrou que países como a Indonésia já anunciaram apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, criado pelo governo brasileiro.

O anúncio reforça a posição do Brasil como líder global na transição energética, combinando investimentos em pesquisa e tecnologia com políticas de preservação e cooperação internacional.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Com frota reduzida e ‘canibalismo’ de peças, Metrô do DF opera no limite do colapso

    Com frota reduzida e ‘canibalismo’ de peças, Metrô do DF opera no limite do colapso

    Uma vistoria técnica realizada pelo deputado distrital Max Maciel (Psol), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), revelou um cenário crítico no Metrô-DF. A fiscalização no pátio de manutenção da companhia, em Águas Claras, região administrativa do DF, constatou que o sistema opera com uma frota reduzida, problemas…


  • Número de mortos na Venezuela sobe para 589 após terremotos; ajuda humanitária começa a chegar ao país

    Número de mortos na Venezuela sobe para 589 após terremotos; ajuda humanitária começa a chegar ao país

    As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes entre os escombros deixados pelos terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24). O novo balanço divulgado pelo governo na manhã desta sexta (26) elevou para 589 o número oficial de mortos. Em meio à mobilização das equipes de resgate, a ajuda humanitária internacional começou a chegar ao país, com…


  • Governo prepara novas restrições a sites de bets durante a Copa do Mundo 2026

    Governo prepara novas restrições a sites de bets durante a Copa do Mundo 2026

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, anunciou que o governo federal do Brasil vai impor novas restrições à publicidade de apostas esportivas durante a Copa do Mundo, conhecidas como bets. “Pode inclusive vir uma Medida Provisória para a segunda fase da Copa do Mundo, já com essas limitações”, disse o ministro em entrevista coletiva na embaixada…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias