Lula diz que pode ligar diretamente para Trump se impasse tarifário continuar

Em Kuala Lumpur, Lula diz que só recorrerá a Trump se diálogo diplomático falhar

Durante entrevista coletiva na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na noite deste domingo (26) — manhã de segunda-feira (27) no horário local — que pretende falar diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as negociações sobre as tarifas impostas a produtos brasileiros não avancem nos próximos dias. 

Segundo o g1, Lula explicou que já orientou sua equipe diplomática a manter o diálogo com os representantes estadunidenses, mas não descartou uma ação pessoal se os avanços forem insuficientes. “Eu já falei com os meus negociadores. Ele [Donald Trump] foi para a Coreia, para o Japão, mas a depender do resultado dessa semana, eu já vou importuná-lo com um telefonema direto”, afirmou o presidente.

Contato direto entre os líderes

Segundo Lula, o contato entre os dois líderes tem sido direto e cordial. “Ele também tem o meu telefone. Só que, como eu não uso celular, eu dou o do meu cerimonial, o [embaixador Fernando] Igreja. Então, ele liga para o Igreja a hora que ele quiser e nós conversamos”, destacou o presidente, de acordo com a reportagem. 

A declaração ocorreu após a primeira reunião oficial entre Lula e o presidente norte-americano desde que os Estados Unidos anunciaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O encontro aconteceu neste domingo (26), durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, na Malásia.

Reunião foi “surpreendentemente boa”

Durante a coletiva, Lula classificou o encontro com o líder estadunidense como “surpreendentemente bom” e demonstrou otimismo quanto à retomada do entendimento entre os países. “Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”, afirmou.

O presidente destacou que reconhece o direito de qualquer governo proteger sua indústria nacional, mas criticou a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas baseadas em dados incorretos. “O que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil, com base em informações equivocadas, tomar uma decisão de taxar o Brasil em 50%. Ele sabe disso porque eu tive a oportunidade de dizer, agora não tem mais intermediário. Agora é o presidente Lula com o presidente Trump.”

Diplomacia em andamento

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também falou à imprensa após o encontro e confirmou que Lula voltou a solicitar a suspensão temporária das tarifas durante o período de negociação. Vieira descreveu a conversa como positiva e sinalizou que o diálogo bilateral deve continuar nos próximos dias.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Eleitor não polarizado se torna alvo central na disputa de 2026

    Eleitor não polarizado se torna alvo central na disputa de 2026

    Pesquisa indica que, no momento, esse segmento tem se inclinado mais a Lula 247 – O eleitor não polarizado, que soma 27% do país, pode definir a disputa de 2026 entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outros presidenciáveis. Esse grupo, segundo recortes inéditos da pesquisa Genial/Quaest divulgados…


  • É hora de se discutir a Lei do Silêncio

    É hora de se discutir a Lei do Silêncio

    O fechamento recente de bares em virtude do rigor da legislação tem reacendido o debate sobre a manutenção de estabelecimentos com música ao vivo e o sossego dos moradores. Especialistas sugerem soluções baseadas no diálogo O debate sobre a Lei do Silêncio no Distrito Federal foi reacendido pelo fechamento recente de estabelecimentos comerciais tradicionais da…


  • EUA atacam alvos no Irã e Trump ameaça que país “pode deixar de existir”

    EUA atacam alvos no Irã e Trump ameaça que país “pode deixar de existir”

    Presidente dos EUA acrescentou que as Forças Armadas americanas atacaram depósitos de mísseis e drones do Irã As Forças Armadas dos Estados Unidos atacaram neste sábado (27/6) alvos no Irã, anunciou o Comando Central dos EUA (Centcom), em uma “resposta direta” a um ataque das forças iranianas contra um navio cargueiro no Estreito de Ormuz.…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias