youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O depoimento de Freire Gomes é visto como “chave” para esclarecer como Jair Bolsonaro teria atuado nas discussões sobre a minuta do golpe e diante dos acampamentos golpistas

Jair Bolsonaro e General Marco Antônio Freire Gomes
Jair Bolsonaro e General Marco Antônio Freire Gomes (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Nesta sexta-feira (1), a Polícia Federal colhe um depoimento considerado crucial para as investigações relacionadas às atividades de Jair Bolsonaro (PL) nas discussões sobre a minuta do golpe, além dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis. O ex-comandante do Exército, Freire Gomes, é figura central nesse processo, detalha Valdo Cruz, no g1.

De acordo com revelações do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o general Freire Gomes esteve envolvido em conversas sobre a minuta do golpe com Bolsonaro, mas recusou-se a participar de qualquer empreendimento golpista, o que teria desagradado aos militares aliados de Bolsonaro, como o general Braga Netto. 

Além disso, Freire Gomes terá de esclarecer seu papel diante do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Ele foi identificado como quem teria ordenado que o acampamento não fosse desmantelado. As autoridades desejam determinar se essa ordem foi emitida por iniciativa própria ou se ele recebeu instruções superiores para interromper o trabalho da PF e da Polícia Militar do DF, que, no final de 2022, estavam desmantelando o acampamento. 

Freire Gomes será ouvido na qualidade de testemunha, já que não é alvo da investigação. Os investigadores reconhecem sua importância em evitar o envolvimento das tropas do Exército na tentativa de golpe, mas buscam esclarecimentos sobre sua omissão em denunciar as atividades que ocorriam no antigo governo. 

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.