youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Foram doados pelo governo purificadores de água portáteis e kits de medicamentos. Itamaraty também tem a missão de trazer brasileiros e brasileiras ao país. Pelo menos 1.135 pessoas foram repatriadas desde 7 de outubro

Foto: SO Johnson/FAB

A ajuda humanitária foi enviada em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para Tel Aviv, em Israel, no dia 16 de outubro

No esforço contínuo de ajudar os atingidos pelo conflito no Oriente Médio, entre Israel e o Hamas, o governo Lula enviou purificadores portáteis de água, kits de medicamentos e insumos de saúde.A previsão é atender 3 mil pessoas ao longo do mês. De acordo com o Palácio do Planalto, os 40 purificadores têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens.A ajuda humanitária foi enviada em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para Tel Aviv, em Israel, no dia 16 de outubro. O objetivo central do voo é repatriar brasileiros e brasileiras que estão na região. A missão também ajuda a suprir as crescentes necessidades médicas na região, onde hospitais enfrentam uma aguda escassez de suprimentos.Os equipamentos de assistência humanitária incluem medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas, totalizando 267 quilos de materiais essenciais para situações de emergência em saúde pública.A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a infraestrutura de saúde em Gaza foi gravemente afetada, intensificando o risco de surtos de doenças devido à interrupção do fornecimento de eletricidade e água. Pelo menos 95% da população da Faixa de Gaza não tem acesso à água potável. Os purificadores de água enviados pelo governo Lula têm o potencial de gerar mais de 5 mil litros de água potável por dia, contribuindo significativamente para aliviar essa situação crítica.

Repatriação do povo brasileiro

Desde 7 de outubro, o governo federal já repatriou 1.135 brasileiros e brasileiras pela Operação Voltando em Paz. O último voo da primeira etapa de repatriação aterrissou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (19). Entre os brasileiros que voltaram ao país estão turistas, empresários, religiosos, escritores, produtores de vídeo, servidores, pais e mães, mulheres grávidas, crianças de colo: brasileiros. O KC-30 decolou de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, 219 passageiros e 11 animais de estimação. 

O governo Lula estabeleceu requisitos de prioridade para garantir que aqueles em situações mais vulneráveis fossem repatriados com urgência. Esses requisitos incluem brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.Além disso, o presidente Lula tem mantido contato direto com líderes de diversos países da região, como Israel, Palestina, Egito, Turquia, Irã e União Europeia, para facilitar a logística e a autorização para a repatriação de brasileiros em áreas de conflito.Os esforços de repatriação não se limitam apenas a trazer os brasileiros de volta para casa, mas também incluem assistência médica e psicológica, garantindo que todos os passageiros recebam apoio para questões de saúde física e mental.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.