youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O advogado-geral da União, Jorge Messias, agora é visto como o favorito para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber no STF

O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, cresceu nas últimas semanas nas bolsas de aposta de ministros de Lula sobre quem será o indicado de Lula para o Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber.

Dois fatores contribuíram para isso: a perda de tração de Flávio Dino na disputa, em parte por suas qualidades como ministro da Justiça, e a gama de apoios que Messias conquistou.

O AGU é hoje o nome com mais apoio no PT e entre evangélicos, segmento distante do governo, mas com força no Senado. Por isso, seria um nome com facilidade para ser aprovado e que reúne elementos caros a Lula na escolha. Tornou-se próximo a ele e é contra a criminalização da política.

Já a perda de força de Dino não tem nada a ver com a informação de que secretários da pasta erraram no protocolo de segurança e deixaram que uma investigada por ligação com o Comando Vermelho participasse de uma reunião no ministério. Segundo auxiliares de Lula, o presidente não viu no episódio o escândalo que foi pintado. As razões são outras.

Primeiro, foi o agravamento da situação de segurança pública, com a necessidade de haver um ministro forte no Ministério da Justiça. Depois, há a preocupação com o quanto de cartucho que teria de ser gasto pelo Planalto para aprovar Flávio Dino no Senado. Há o temor de que Dino seja queimado no Senado por quem quer passar recados para o governo ou extorquir cargos e emendas.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.