youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Usinas térmicas foram acionadas em razão do aumento do consumo de energia elétrica decorrente de uma nova onda de calor

Em razão da atual onda de calor que afeta a maior parte do país, houve um aumento do consumo de energia elétrica. Por isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou as usinas térmicas. As usinas são acionadas, normalmente, quando os reservatórios das hidrelétricas estão em baixa.

A produção das usinas térmica mantinha um padrão médio em torno de 7 mil mega watts por dia. No entanto, desde a última segunda-feira (13/11), em que houve o recorde na demanda, a produção começou a subir e, em menos de uma semana, aumentou em 63%.

A energia gerada pelas termoelétricas é mais cara por causa do custo dos combustíveis fósseis, como por exemplo o gás natural. Com o conflito no Oriente Médio, os derivados do petróleo subiram de preço. No entanto, apesar de mais cara e mais poluente, elas conseguem dar uma resposta mais rápida.

O consumidor também deve sentir os efeitos da forte onda de calor que afetou o país na conta de luz, avalia a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Isso ocorre em decorrência do aumento no consumo.

Com o calor, maior demanda

Nesta semana, o país bateu recorde na demanda por energia, de acordo com dados do Sistema Interligado Nacional (SIN), do ONS. O sistema atingiu a demanda de 101.475 megawatts (MW) – o número é 16,8% maior do que o registrado no início de novembro, de 86.800 MW.

Conforme a Aneel, o órgão tem mantido amplo diálogo com o Ministério de Minas e Energia, distribuidoras e prefeitos dos municípios atingidos, e o objetivo é definir protocolos pra melhorar as respostas aos eventos climáticos severos, aprimorando os planos de prevenção e redução de danos.

Com informações do metropoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.