youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

A capital mato-grossense, Cuiabá, entrou para a lista das dez maiores temperaturas registradas oficialmente no Brasil

(Foto: Agência Brasil)

247 – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta sexta-feira (20) que o norte de Mato Grosso do Sul, sul do Amazonas, e trechos próximos às divisas de Mato Grosso com Tocantins e Goiás vão registrar temperaturas até 5°C acima da média, por um período maior do que cinco dias. De acordo com o Inmet, a capital mato-grossense, Cuiabá, registrou e continuará passando os próximos dias acima dos 40°C. Na tarde dessa quinta (19), a máxima na cidade atingiu 44,2°C, e o município entrou para a lista das dez maiores temperaturas registradas oficialmente no Brasil. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo

O Centro-Oeste é formado por Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Amazonas e Tocantins fazem parte da Região Norte junto com outros cinco estados – Rondônia, Roraima, Acre, Amapá e Pará.  

Meteorologista e sócia-diretora da MetSul, Estael Sias comentou sobre as causas do aumento das temperaturas. “É uma condição sazonal. O clima mais seco no final do outono, inverno e início da primavera. Já teve uma onda de calor extrema em setembro. A chuva não voltou em condições suficientes para recuperação do solo e que evitasse uma nova onda de calor”, continuou. 

De acordo com a estudiosa, uma massa de ar seco e quente provocou no Centro-Oeste a chamada “cúpula de calor” – imagine ar quente preso causando mais aquecimento por compressão. A meteorologista afirmou que o ar muito quente resseca a vegetação e o solo seco acaba gerando mais calor. “Uma condição vai intensificando a outra e se forma essa cúpula de calor. Nessa área não entra chuva. É uma tampa que fica segurando esse calor na superfície”.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.