Janja defende licença do Ibama para Petrobras na Margem Equatorial

Primeira-dama afirmou que exploração é, por enquanto, apenas pesquisa e defendeu importância do petróleo para o Brasil

A primeira-dama Janja Lula da Silva saiu em defesa da licença concedida pelo Ibama para a Petrobras perfurar um poço de petróleo na Margem Equatorial. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), em Paris, durante agenda oficial. De acordo com reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, Janja enfatizou que o processo autorizado não representa exploração, mas sim uma etapa de pesquisa.

Ainda não é exploração, é pesquisa”, declarou. “A gente não pode negar a importância que ainda têm os combustíveis fósseis para o desenvolvimento do país.” A primeira-dama, que está em viagem pela Europa desde a semana passada, disse ter tomado conhecimento da decisão pela imprensa. Segundo ela, a liberação foi resultado de um esforço conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Minas e Energia. “Foi um trabalho muito grande (…) para que se tenha segurança nessa pesquisa. Com toda segurança, como sempre foi feito no Brasil”, afirmou.

Licença às vésperas da COP30

A autorização para a estatal ocorre a menos de um mês da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro. A proximidade do evento provocou críticas de ambientalistas,.

Janja, no entanto, minimizou as críticas. “É utópico achar que, de um dia para o outro, a gente vai deixar de usar combustível fóssil”, disse. Ela destacou que o governo tem feito propostas para a transição energética sob a liderança do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Participação na Sorbonne e expectativa para a cúpula

A primeira-dama participou na manhã desta terça-feira de um seminário sobre transição energética na Universidade Sorbonne, em Paris. Durante o discurso de abertura, confessou estar apreensiva com a proximidade da COP30. “Nervosa porque é um evento muito importante, não só para o Brasil, mas para a humanidade”, explicou depois, afirmando que o encontro é uma oportunidade decisiva para buscar soluções contra a crise climática.

Ela contou ainda que recebeu palavras de incentivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Como diz o meu marido: ‘Fique tranquila’. Vai dar tudo certo e vai ser perfeito. Vai ser a melhor COP que já aconteceu”, disse.

Diplomacia e encontros culturais em Paris

Na segunda-feira (20), Janja visitou a exposição Amazônia, no museu Quai-Branly, próximo à Torre Eiffel, acompanhada da primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Na ocasião, convidou a anfitriã para um banho de rio durante a COP30, em Belém. O presidente da França, Emmanuel Macron, já confirmou presença na cúpula. A participação oficial de Brigitte ainda não foi anunciada, mas é considerada provável.

Com informações do brasil247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

    Celina sancionou a lei de socorro ao BRB, que permite obtenção de empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), nesta quarta (24/6) A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou 14 itens da lei que viabiliza o empréstimo para salvar o Banco de Brasília (BRB) após a compra de carteiras podres do Banco Master.…


  • Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Digimais, Master e a ameaça de um risco sistêmico silencioso

    Além das possíveis infrações penais, o caso do banco do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, é a repetição do modelo observado anteriormente no Banco Master A Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o Banco Digimais, controlado pelo empresário e chefe religioso Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, vai além do…


  • Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Funcionário do BRB é apontado como líder de esquema de falsos consórcios no DF

    Investigações revelam que a organização movimentou mais de R$ 22 milhões entre 2023 e 2025 e prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 278 mil A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (24/6), a segunda fase da Operação Falsa Promessa e cumpriu seis mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo suspeito de…


Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar:

Mais Notícias